Um Museu fora do comum em Nova York...

by - quinta-feira, janeiro 17, 2019


Fachada do prédio Tenement Museum

Nova York é uma cidade com infinitas atrações para os mais diversos gostos e que pode ser visitada mais de uma vez. Vamos falar aqui de um lugar diferente que descobrimos na nossa última viagem, Tenement Museum.

Esse pequeno e diferente museu no Lower East Side, é um lugar para ir depois de visitar os museus mais conhecidos da cidade. Lá a atração principal não são as obras do museu ou prédio em si, mas sim os diversos roteiros oferecidos por eles. Esses roteiros tem preços, temáticas e tempo de duração diversos, e vão desde um Walking Tour para descobrir como era o cotidiano do bairro em 1900, até visitas às casas dos antigos imigrantes de Nova York. O museu fica na 97 Orchard Street, localizado em um prédio dentro de um complexo de apartamentos onde viveram mais de 7 mil imigrantes de 20 nacionalidades diferentes, entre o final de 1800 até 1935. Esses imigrantes, embora viessem de lugares diversos, tinham em comum as dificuldades e os desafios que enfrentavam. Viveram muitas vezes em situações precárias, sem gás, água e eletricidade, e de forma corajosa construíram a NY que conhecemos hoje!  

Interior de um apartamento de antigos imigrantes de Ny

Nós fizemos um roteiro que visita duas residências distintas, uma em 1870 e a outra em 1930. Nesse roteiro dois apartamentos foram reconstituídos com móveis e pertences da época e o guia nos contou a vida e histórias dos imigrantes que moravam neles. 

Para nós, conhecer as dificuldades enfrentadas por esses imigrantes nos fez refletir sobre as nossas próprias vidas e também entender sobre a construção multicultural de Nova York. Uma consideração importante sobre esse museu é que os tours são somente em inglês, e é imprescindível entender o que os guias estão dizendo para que os lugares que visitamos façam sentido.

Se você se interessou em conhecer esse museu pode entrar no site deles que é www.tenement.org e conhecer um pouco mais sobre os roteiros que contam as difíceis e empreendedoras histórias desses imigrantes de Nova York. 





You May Also Like

0 comentários