Dicas sobre sustentabilidade

by - segunda-feira, novembro 11, 2019



Olá! Sou Raysa Ruschel e este ano entrei para o time da Invez. A partir de agora trarei alguns assuntos ligados a sustentabilidade.
Para os que não sabem, a Invez é uma empresa pet friendly, vegana e que se preocupa muito com o meio ambiente. Por isso, a cada semestre temos o compromisso de adotar no mínimo duas novas práticas sustentáveis dentro do ateliê e durante a produção. Até agora já foram mudadas todas as matérias primas, eliminando qualquer uma que possuísse componentes de origem animal, diminuímos o uso de plástico (até a fita para fechar as caixas é de papel adesivo - modéstia parte, ideia minha que foi aceita com prazer na Invez), a confecção é local e de comércio justo, procuramos ter o mínimo de sobras e também utilizamos tecidos upcycling.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para tornar o seu dia a dia um pouco mais sustentável:

1- Dispense o plástico sempre que possível
Não é necessário comprar uma garrafa d'água toda vez que a gente sai de casa, ou pegar aquela sacola no mercado sendo que dá pra usar uma retornável. Sabia que no Brasil o plástico quase não é reciclado? 96% de todas as latas de bebidas comercializadas voltam para as prateleiras em menos de 6 meses, enquanto somente 7% de todo plástico produzido é reciclado. Por isso, evite qualquer plástico de uso único.

2- Recuse todo papel desnecessário
Se você não precisa da via do cartão, consegue pagar aquele boleto pelo site, ou não precisa daquela propaganda que o pessoal entrega na rua, não pegue. O planeta agradece quando você não gasta papel sem necessidade. 

3- Compre sua comida em feiras
Quase todas as cidades possuem feiras (ou um mercado público com várias opções), e lá as comidas são mais fresquinhas do que em grandes supermercados, e são vendidas por produtores locais.

4- Segunda sem carne
Participe do movimento segunda sem carne. Apenas um dia por semana sem comer carne já faz muita diferença. Sabia que para produzir 1kg de carne bovina são gastos cerca de 4300 litros de água?

5- Conserve energia
Vai passar o dia fora de casa? Tire tudo o que não for necessário da tomada. Não precisa deixar a TV plugada sem ninguém usando. Mesmo ‘desligada’ ela ainda consome energia se estiver conectada, assim como qualquer outro aparelho. Você conserva energia, a conta vem mais barata e ainda corre menor risco de incêndio caso o aparelho apresente algum defeito.

Essas dicas são básicas, mas vão te ajudar a levar uma vida mais sustentável!


You May Also Like

0 comentários